Saúde
UCPel firma convênio com PUC e Hospital São Lucas
Parceria para inovação na áreada saúde será concretizada durante cerimônia online na sexta-feira
Cooperação, fomento do empreendedorismo inovador e desenvolvimento de startups na área de saúde. Essa é a essência de uma parceria que será firmada entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/TecnoPUC) e o Hospital São Lucas (HSL), nesta sexta-feira (14).
A iniciativa surgiu, relata o pró-reitor Acadêmico, professor Ezequiel Megiato, após o convênio firmado com o Hospital Ernesto Dornelles (HED) no início de 2021. Ao longo do ano, através do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), a nova parceria começou a ser construída, com a aproximação entre UCPel, TecnoPUC e HSL. “A UCPel está buscando parcerias para, cada vez mais, propiciar aos nossos alunos, uma formação inovadora”, explica Megiato.
O coordenador do EDR, Fábio Castro Neves, destaca que a proposta é incentivar e facilitar a cooperação entre as três instituições, com a finalidade de promover o empreendedorismo e a inovação na saúde. Para isso, o acordo prevê a apresentação de projetos em comum, a partir da busca conjunta de recursos e a troca de informações entre pesquisadores.
O convênio de cooperação será assinado, durante cerimônia remota, pelo reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, o reitor da PUC, Evilázio Borges Teixeira, e o diretor do HSL, Leandro Firme. A parceria terá duração de dois anos.
HUSFP recebe três Incubadoras neonatal
O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) recebeu o vereador Cristiano Silva (PSDB) para oficializar o repasse de cerca de R$ 310 mil para a instituição. O recurso será utilizado para aquisição de três incubadoras, além de outros itens para a UTI Neonatal. Os equipamentos vêm para auxiliar na capacidade operacional da casa de saúde, que hoje responde pela maior maternidade da Zona Sul, referência no atendimento de alto risco para gestantes de mais 20 cidades da região. A expectativa do parlamentar é que as incubadoras sejam entregues ainda em março.
Edevar Rodrigues Machado Júnior, diretor de Assistência do HUSFP, agradeceu o aporte financeiro, fruto de emenda impositiva do tucano. Durante o encontro, o gestor comentou que o hospital, além do maior número de leitos destinados à maternidade, consequentemente absorve a maior demanda de pacientes nessa área.
“Este tipo de repasse é que nos ajuda a manter nosso constante processo de melhoria, a desonerar equipamentos mais antigos. E eu sempre reforço: investir na maternidade do HU é garantir qualidade em saúde para toda uma região”, argumenta.
Silva direcionou 100% do recurso a que tinha direito ao São Francisco de Paula. As emendas impositivas, conta ele, fizeram parte de seu esforço, ainda como presidente da Câmara. O projeto de sua autoria prevê que 50% do valor que cada um dos 21 vereadores têm direito seja direcionado para saúde.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário